Programas

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL E
DE APOIO À SAÚDE

Trata-se de um dos mais antigos programas implementados pela Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata, com o objetivo de promover o apoio aos Pampilhosenses mais carenciados a nível da saúde. Neste sentido, o Programa Fundo de Emergência Social e de Apoio à Saúde é em si um sistema de apoio financeiro direcionado à população munícipe em situação mais precária, direcionado ao auxílio complementar em despesas de saúde, sejam estas destinadas à aquisição de medicação, produtos de apoio (ajudas técnicas), serviços ou outros meios de correção e compensação.

O seu Regulamento foi aprovado, com parecer favorável do Conselho de Curadores, por deliberação do Conselho de Administração a 10 de abril de 2015, tendo desde então e até à data apoiado os pampilhosenses. Regulamento do Fundo de Emergência Social e de Apoio à Saúde da Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata

EDUCAÇÃO +

O Programa Educação + está direcionado ao Apoio na área da Educação da população munícipe, permitindo apoiar o percurso escolar dos seus bolseiros durante os 3 (três) anos frequentados no ensino superior.

As Bolsas de Estudo atribuídas no âmbito deste programa estão direcionadas aos candidatos que simultaneamente ingressaram no ensino superior e que provenham de agregados familiares mais carenciados, com o objetivo de aliviar o peso das despesas financeiras dos bolseiros, incentivando a continuação e especialização dos seus estudos e a obtenção de resultados escolares de excelência.

O seu Regulamento foi aprovado, com parecer favorável do Conselho de Curadores, por deliberação do Conselho de Administração a 10 de abril de 2015, tendo desde então e até à data apoiado dezenas de alunos pampilhosenses.

PROGRAMA ABEM: REDE SOLIDÁRIA DO MEDICAMENTO

No âmbito do Protocolo Regular assinado com a Associação Dignitude em 2018, a Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata é a entidade referenciadora em prol dos munícipes.

Este Programa consiste na atribuição de um cartão, emitido pela Associação Dignitude, que regista e atribui descontos na aquisição de medicamentos prescritos em receita médica e comparticipados pelo SNS pelos seus beneficiários, aliviado deste modo a carga financeira despendida na aquisição de medicação pelos pampilhosenses em situação socioeconómica mais precária e carenciada.

Atualmente, a Fundação comparticipa o cartão em 135,00 € por cada beneficiário referenciado.

Regulamento

BANCO DE PRODUTOS DE APOIO

O Banco de Produtos de Apoio é uma iniciativa que tem como objetivo facilitar o acesso a produtos de apoio (as anteriormente designadas ajudas técnicas) através de um sistema de aluguer dos mesmos por valores mais reduzidos que os estipulados no mercado de venda, por períodos de tempo previamente definidos, mediante as necessidades dos beneficiários, entre 1 (um), 3 (três), 6 (seis) ou 12 (doze) meses, com possibilidade da sua prolongação.

Com este apoio, a Fundação pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos Pampilhosenses, promovendo a melhor integração social e comunitária da população portadora de deficiência ou em situação de incapacidade e/ou dependência por motivos de doença, idade avançada ou acidente, e dos seus cuidadores, aliviando o impacto económico e financeiro implícito ao acesso por compra dos equipamentos necessários e ajudando na gestão do impacto físico e emocional que o aumento da esperança média de vida e a sua consequente deterioração ao nível da saúde e capacidades motoras, sensoriais e físicas dos beneficiários.

O Regulamento Interno do Banco de Produtos de Apoio foi aprovado a 11 de fevereiro de 2025.